Academia AMRT – Residências Artísticas no Talude

No âmbito de uma parceria entre a AMRT e o coletivo Mais uno +1, através do projeto “Academia AMRT – Residências Artísticas no Talude” .

Marie Jiménez, artista interdisciplinar da República Dominicana, que vive e trabalha em Lisboa em torno de temas relacionados com a identidade. Partilhando a sua experiência pessoal, trabalha com o seu contexto imediato na ânsia de iniciar um diálogo para a transformação social. Frequenta atualmente o programa de pós-graduação de desenvolvimento cinematográfico na ESTC na Amadora. 

Atualmente a desenvolver um projeto intitulado Ephimero, um arquivo comunitário interativo interdisciplinar sobre graffiti. E na residência realizada no período de 7 a 27 de agosto 2023 no Talude, Marie centrou-se na “tag”, (uma assinatura desenvolvida por artistas para definir a sua identidade); encorajando os participantes (crianças) a desenvolver as suas próprias tags como um meio de refletir sobre as suas origens e conscientemente possuir a sua identidade. No formato de workshops, durante uma semana, as crianças aprenderam a utilizar os materiais tradicionalmente usados no graffiti para desenvolver os seus tags numa estética única. Utilizando material encontrado como tela, maioritariamente cartão encontrado na sede da AMRT, as crianças desenvolveram, em colaboração, uma série de peças de grande formato. Os workshops foram documentados com vídeos realizados em colaboração entre as crianças e o artista no bairro do Talude, vídeos esses que farão parte da exposição da residência juntamente com os outros materiais desenvolvidos durante o workshop.

Siga o coletivo “Mais uno + 1” também no Instagram:

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionadas

Notícias mais lidas

Habitações Municipais – Candidaturas

Constituição da República Portuguesa – CRP – Artigo 65. Decreto de Aprovação da Constituição  (Habitação e urbanismo) Diário da República n.º 86/1976, Série I de