Apresentação do livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade”

De João Lopes Filho 2 FEV | QUINTA-FEIRA 18H *Entrada livre

O autor João Lopes Filho, a Pedro Cardoso Livraria e o CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde convidam a todas e todos para a apresentação do livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade”, a ter lugar no dia 02 de fevereiro, pelas 18h, no CCCV, localizado a Rua de São Bento, nº 640, 1250-222 Lisboa. A entrada é livre. A apresentação estará a cargo da Dra. Ângela Coutinho.

Sinopse:

«O livro do Professor João Lopes Filho é uma investigação de grande valia para a formação das novas gerações de cabo-verdianos que precisam de saber quem são, de onde provieram e para onde querem ir. Aqueles a quem cabe a responsabilidade de elaborar os curricula das escolas de todos os níveis encontrarão em Mestiçagem & Cabo-verdianidade um material de trabalho que inquestionavelmente poderá enriquecer os programas de ensino nos nossos liceus e nas universidades. Naturalmente que o interesse deste livro não se pode resumir a um público académico. Pelo contrário, a obra ora dada à estampa, escrita numa linguagem acessível e clara, pode ser lida com muito proveito por jornalistas, decisores políticos, trabalhadores da área social, responsáveis e ativistas das comunidades religiosas, pais e encarregados de educação e, em geral, pelo cidadão comum e todos aqueles que se interessam por Cabo Verde e pela Crioulidade.» | Aristides R. Lima

«Esta obra representa uma grande contribuição no conhecimento e debate sobre a cabo-verdianidade! São bases fundamentais para uma avaliação e formação de uma opinião racional e nacional em matéria essencial da nossa vivência como povo e de reencontro com a nossa História. O debate tem de continuar, tal como fez o autor, em bases serenas, sólidas e sábias, a bem da Nação Cabo-verdiana!» | José Luís Livramento

Sobre o autor: João Lopes Filho

É docente universitário, investigador e escritor. Ao longo dos seus 45 anos de escrita já publicou três dezenas de livros no âmbito do ensaio, biografia e ficção. Tem, igualmente, mais de uma centena e meia de artigos insertos em revistas e jornais cabo-verdianos e estrangeiros, para além de algumas das suas produções já terem sido traduzidas para inglês, alemão e russo.

É membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras, Academia Cabo-verdiana de Ciências e Humanidades, Associação de Escritores Cabo-verdianos, Pen Clube de Cabo Verde e Sociedade Cabo-verdiana de Autores, bem como da Sociedade de Geografia de Lisboa, Associação Portuguesa de Escritores, Associação Portuguesa de Museus e Associação Portuguesa de Antropologia, com as quais colabora ativamente.

Sobre a apresentadora: Ângela Benoliel Coutinho

É investigadora no IPRI / Universidade Nova de Lisboa e no CEIS20 – Universidade de Coimbra. Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne, em 2005, sobre as trajectórias dos dirigentes do PAIGC (1956-1980). Foi docente na Universidade de Paris X – Nanterre, em França e em institutos de ensino superior privado em Cabo Verde. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT, e tem levado a cabo projectos de investigação financiados pela Fundação Rosa Luxemburgo (Alemanha), pelo World Monuments Fund (New York) pelo CODESRIA (Senegal). Colabora regularmente com o CIDAC (Portugal) e com a Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde). Publicou diversos artigos científicos e capítulos de livros e tem sido participante e co-organizadora de diversas conferências internacionais.

Desde 2021 é colaboradora da RDP-África, no âmbito de programas dedicados à História de África e à História das últimas décadas do colonialismo português em África.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionadas

Notícias mais lidas

Habitações Municipais – Candidaturas

Constituição da República Portuguesa – CRP – Artigo 65. Decreto de Aprovação da Constituição  (Habitação e urbanismo) Diário da República n.º 86/1976, Série I de