Candidaturas Abertas – Residências de Verão

CHAMADA ABERTA até  15 DE MAIO

PLAY (THE) GROUND – A INFORMALIDADE COMO RESISTÊNCIA

RESIDÊNCIA/ESTÚDIOS DE VERÃO EM TALUDE – Catujal, QUINTA DA FONTE – Apelação, BAIRRO DO ZAMBUJAL e TRAFARIA

Este verão, o coletivo Mais uno +1 convida a habitar locais de informalidade. Nas periferias da cidade, longe do centro, em locais de transição, vivem comunidades sustentadas por teias de relações, rotinas e dinâmicas consideradas informais. Para alguns, estes permitem-lhes sobreviver enquanto aguardam reconhecimento legal, uma conta bancária, uma casa, educação ou apoio social. Para outros, é uma manifestação da sua cultura, da sua relação com a natureza, das suas redes de amizade, partilha e ajuda mútua. Pode ser uma forma de preservar uma cultura, um código social em torno de uma identidade. E finalmente, para muitos outros, é um estado natural de habitar o mundo. Em todos os casos, a informalidade existe como resistência: algo que preserva a vida de uma comunidade, mas também que a impede de assumir modos mais formais na sociedade.

O informal, o que “não tem forma”, pressupõe a existência de um “formal”, algo válido e reconhecido. Num mundo cada vez mais baseado em mecanismos formais, corremos o risco de perpetuar a exclusão do conhecimento informal e das suas comunidades. Mas existe forma no informal? Somos simplesmente incapazes de ver isso?

Esperamos que você retorne com uma nova perspectiva, uma reflexão ou uma lição e, acima de tudo, vínculos, que possam perdurar após esta experiência.

O programa PLAY(THE)GROUND assume a forma de uma residência multidisciplinar dirigida a pessoas que procuram espaço, tempo concentrado e conversas estimulantes que possam ajudar a lançar ou desenvolver um projeto que envolva um dos diferentes locais do arredores de Lisboa. Os candidatos podem decidir onde trabalhar e por quanto tempo durante o verão de 2024.

Mais informações para inscrição de artistas:

Siga este link para ser nosso parceiro:

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionadas

Notícias mais lidas

Habitações Municipais – Candidaturas

Constituição da República Portuguesa – CRP – Artigo 65. Decreto de Aprovação da Constituição  (Habitação e urbanismo) Diário da República n.º 86/1976, Série I de