Concurso Miss Transcultural

É um projeto onde a AMRT – Associação para a Mudança e Representação Transcultural, pretende propor um caminho diferente para este tipo de concursos, seguindo a sua MISSÃO de trabalhar para a integração e inclusão da comunidade migrante e em geral.

Neste concurso não há qualquer requisito de participação no respeita a altura ou outro aspeto físico, incluído a origem como a naturalidade ou a nacionalidade. Também não há desfile de biquíni ou fato de banho. Um único requisito que tem a ver com a idade mínima de participação que é de 14 anos, para os concorrentes menores de 18 anos que necessitam de apresentar autorização das/os encarregados de educação. Também não existe idade máxima, pretende-se criar três escalões:

  1.  14 aos 17 anos Miss Transcultural Juventude
  2.  18 aos 45  anos  Miss Transcultural
  3.  Mais de 45 anos – Miss Transcultural Sénior

Existem muitas críticas sobre o modelo dos concursos de  “MISS” dizendo que são antiquadas, sexistas, criando um estereótipo sobre o corpo da mulher  e reforçam atitudes misóginas. No concurso Miss Alemanha, agora chamado Empowering Authentic Women (Empoderamento de Mulheres Reais), em tradução livre. Alteraram as regras, podendo concorrer mulheres dos 18 aos 39 anos, o objectivo é destacar mulheres empenhadas na sua área de atividade e que podem servir sim de modelo e exemplos a seguir. Noutros países as organizações destes concursos, também estão alterar os desfiles e critérios de seleção e votação, como é o caso dos da Miss Estados Unidos.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Relacionadas

Notícias mais lidas

Vozes da Diáspora

Em 2005 recebemos convite da Fundação Infância Feliz de Cabo Verde para participar num concurso de canto, e desde então a AMRT – Associação para

Despertar Consciências

Este projeto pretende conforme o seu nome indica, trabalhar os temas mais diversos da sociedade de forma que leve os participantes a pensarem do seu