Empoderar Consciências

CLAIM – Centro Local de Apoio á Integração do Migrante Loures/Unhos

 

 

Despertar Consciências

Este projeto pretende conforme o seu nome indica, trabalhar os temas mais diversos da sociedade de forma que leve os participantes a pensarem do seu próprio ponto de vista. Melhor dizendo é muito fácil seguir as opiniões e elaborar o nosso discurso a partir do que ouvimos dos outros, mas para além disso temos que realizar as nossas próprias pesquisas para confirmar e adicionar questões e confirmar as respostas que encontramos. E só depois devemos formar as nossas opiniões, de forma a evitar seguidismos que na maior parte das vezes nos trazem dissabores mais tarde u mais cedo.

Obviamente que fazer este caminho dá mais trabalho, mas é a única forma de contrariar o movimento de “maria vai com as outras”. Cada ser humano tem o seu ponto de partida e um trajeto que pode ser semelhante ao de muitos, mas tem que saber qual é o seu, conhecer o mais possivel das suas raízes,  história da família, comunidade, e do mundo, tanto nos aspetos positivos como negativos.

A AMRT – Associação para a Mudança e Representação Transcultural, realiza anualmente desde 2008 um encontro Despertar Consciências com jovens :

1ª fase: inventariar os problemas, aqueles que temos conhecimento ( insucesso escolar, violência, drogas…) e aqueles que têm estado escondidos
2ª fase: procura dados e estatísticas sobre estes temas de forma a que se possa pensar objetivamente, dar a palavra e escutar, formular questões construtivas para obtenção de argumentos onde todos se possam rever.
3ª fase: divulgar e estabelecer parcerias elaboração de ferramentas necessárias a formação dos jovens. Elaboração de um pacote de informação necessária ( livros, jogos e outro tipo de materiais pedagógicos).
4ª fase: Criação de grupos de trabalho 15 a 25 jovens /pessoas.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionadas

Leia também

Fenix

Objetivo geral  é o de apoiar a criação comissões de moradores ou outras formas de organização, nos diferentes bairros, para envolver a comunidade na procura

Escolhas P´ra Vida – E8G

O projeto teve inicio em Maio de 2021, e tem como objetivo geral Promover o sucesso escolar e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e