Miss Transcultural

É um projeto onde a AMRT – Associação para a Mudança e Representação Transcultural, pretende propor um caminho diferente para este tipo de concursos, seguindo a sua MISSÃO de trabalhar para a integração e inclusão da comunidade migrante e em geral.

Neste concurso não há qualquer requisito de participação no respeita a altura ou outro aspeto físico, incluído a origem como a naturalidade ou a nacionalidade. Também não há desfile de biquíni ou fato de banho. Um único requisito que tem a ver com a idade mínima de participação que é de 14 anos, para os concorrentes menores de 18 anos que necessitam de apresentar autorização das/os encarregados de educação. Também não existe idade máxima, pretende-se criar três escalões:

  1.  14 aos 17 anos Miss Transcultural Juventude
  2.  18 aos 45  anos  Miss Transcultural
  3.  Mais de 45 anos – Miss Transcultural Sénior

Existem muitas críticas sobre o modelo dos concursos de  “MISS” dizendo que são antiquadas, sexistas, criando um estereótipo sobre o corpo da mulher  e reforçam atitudes misóginas. No concurso Miss Alemanha, agora chamado Empowering Authentic Women (Empoderamento de Mulheres Reais), em tradução livre. Alteraram as regras, podendo concorrer mulheres dos 18 aos 39 anos, o objectivo é destacar mulheres empenhadas na sua área de atividade e que podem servir sim de modelo e exemplos a seguir. Noutros países as organizações destes concursos, também estão alterar os desfiles e critérios de seleção e votação, como é o caso dos da Miss Estados Unidos.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Relacionadas

Leia também

CENTRO DE ESTUDOS [2002 – 2018]

Centros de Estudos as atividades são: o apoio escolar para o 1.º ciclo e as explicações para o 2.º e 3.º ciclo. Este serviço permite