VAMOS UTOPIAR / SAI DO BAIRRO [2007 a 2011]

Em 2005 surgiu o projeto Vamos Utopiar coordenado pelo GRAAL, com a nossa parceria na atividade SAI do Bairro.
O Graal é um movimento transnacional de mulheres que tem como missão promover uma cultura de cuidado tendo em vista o futuro do planeta e a qualidade de vida da humanidade, procurando criar novos modelos de vida e estimular a participação na sociedade.
A atividade SAI do Bairro consistia em valorizar positivamente os ambientes de vida, onde as crianças desenvolvem as suas sociabilidades na família, no bairro, na associação e na escola. Tratou-se de um projeto local e nacional que envolveu diferentes entidades, o ACM, a Associação Guias de Portugal (AGP), a Lusotemp (Empresa de Trabalho Temporário) e o GRAAL. Estas entidades com o apoio da Iniciativa Comunitária Equal procuraram promover a participação igualitária de imigrantes, minorias étnicas na sociedade portuguesa. Foram realizadas diversas atividades, destacando-se encontros e as ações de consciencialização para jovens e adultos para debater perspetivas relacionadas com a imigração e identificar as medidas capazes de contribuir para a resolução dos problemas partilhados. A AMRT, GRAAL e ACM promoveram o desenvolvimento da atividade “Sai do Bairro – no sentido da inclusão” cujo principal objetivo era a capacitação das crianças, dando-lhes o papel de protagonistas do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social sempre na interação com o outro.
Numa fase inicial foram promovidas interações entre crianças e jovens do Bairro do Talude com crianças e jovens da AGP através de encontros onde se realizam diversas dinâmicas. Numa fase posterior introduziu-se a metodologia do SAI do Bairro nos Bairros da Quinta da Serra (Prior Velho) e do Pombal XXI (Oeiras), promovendo a interação das crianças dos diferentes bairros. Foi produzido um manual com a metodologia do diapositivo pedagógico elaborado a partir do processo de intervenção junto de um grupo de crianças.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Relacionadas

Leia também

CENTRO DE ESTUDOS [2002 – 2018]

Centros de Estudos as atividades são: o apoio escolar para o 1.º ciclo e as explicações para o 2.º e 3.º ciclo. Este serviço permite